sábado, 8 de setembro de 2012

Como Aplicar papel de parede


Como aplicar papel de parede
Como aplicar papel de parede
O papel de parede é um acabamento bonito, barato e sua aplicação para quem tem habilidade com as mãos não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Com nossa sugestão de vídeo, passo a passo e dicas você mesmo poderá aplicar papel de parede em móveis, paredes de quartos, salas e transformar a sua casa!

Instruções

O que você precisará

  • Papel de parede
  • Cola própria
  • Espátula de plástico
  • Espátula de metal
  • Estilete
  • Pano velho
  • Balde para diluir a cola
  • Escada
  • Fita métrica
  1. 1
    Como aplicar papel de paredeComo calcular a quantidade de papel de parede

    Meça a largura (ex. 2,00) e a altura (ex.3,00) da parede e com esses números aplique a fórmula:
    A Soma das larguras (4,00) x altura (3,00) ÷ 4,50 (se o rolo tiver as medidas 53 cm de largura por 10 metros de comprimento), ou divida por 6,3 (se o rolo tiver 70 cm cm largura por 10 metros de comprimento).
    O número que resultar dessa fórmula é a quantidade de rolos que terá que comprar, caso dê número “quebrado” arredonde para mais.
    Se você precisar comprar mais de um rolo, na hora da compra observe se eles têm o mesmo número de lote, pois pode variar a tonalidade.

    A cola é própria e geralmente vem junto com o papel em kit, senão for o caso compre separadamente.
    Como a cola precisa de preparo prévio, isso deve ser feito aproximadamente duas horas e meia antes da colagem, confira o passo a passo a seguir e aprenda a aplicar papel decorativo em parede! É hora de por a mão na massa!
  2. 2
    Como aplicar papel de paredePreparando a parede
    - Limpe com pano úmido a área que vai receber a aplicação;
    - Espere secar;
    - Se houver imperfeições, lixe para deixar o mais plana possível.
  3. 3
    Como aplicar papel de paredeCortando as tiras de papel
    - Cortes com estilete tiras cujo comprimento deve ser a altura da parede, mais 10 cm para recorte no teto e mais 10 cm para recorte no rodapé.
    - Corte quantas tiras forem necessárias para completar a largura da parede.
    - Se o papel for estampado, antes de cortar, posicione o papel sobre uma tira já cortada, alinhe os desenhos, para que quando estiver na parede a estampa apareça em sequência e as emendas sejam imperceptíveis.

    Curiosidade: Por conta desse detalhe, os papéis estampados tendem a ter 20% de perda.
    Para que o papel não fique enrolando na hora de colar, enrole as pontas ao contrário e solte.
  4. 4
    Colagem
    - Com os papéis esticados no chão, passe cola com uma brocha macia no avesso da primeira tira, por toda sua extensão e de dentro para fora. Espere 60 segundos e aplique outra demão de cola.
    - Com o auxílio de uma escada, aplique a a tira sobre a parede rente ao teto, com o pano seco passe pela parte aplicada, para tirar bolhas e deixar o papel bem liso, espere 60 segundos para que essa parte esteja firme e então solte o restante da tira, com o pano alise do centro para fora e reforce esse processo de tirar bolhas com a espátula de plástico.
    - Se a parede tiver obstáculo, como tomada, passe o papel por cima e com o estilete faça um corte em "X" (ou cruz), com a espátula de metal faça vincos rente ao espelho de luz ou tomada e corte com estilete.
    - Ao posicionar a próxima faixa, proceda da mesma forma, mas procurando sempre a emenda perfeita, para que a estampa tenha continuidade. Caso perceba que ficou uma diferença, tire o papel até o ponto o local e coloque-o novamente dessa vez na seqüência perfeita. Proceda assim até a última tira.
  5. 5
    Como aplicar papel de paredeAcabamento:

    - Recorte os excessos do teto e do rodapé, com o auxílio da espátula de metal, fazendo vincos que facilitarão o corte preciso com estilete.
    - Se preferir pode arrematar com caneleta ou deixar só com o papel de parede.

    Confira agora esse passo a passo em vídeo para assimilar melhor.

    Importante

    Superfícies que podem receber aplicação do papel de parede: Paredes de alvenaria, gesso e madeira, que tem que estar plana, já a aplicação sobre azulejos, pode até ser aplicado, mas os rejuntes entre os azulejos dificilmente ficará imperceptível..

    Ambientes: Quartos, salas e “home office”, enfim área seca. Em banheiro ou cozinha, só se for o vinílico que tem a superfície plastificada e permite passar pano úmido para limpar e pode até respingar pouca água, já o papel tradicional não.

    Dicas & Advertências
  • Assista o vídeo indicado e treine antes em uma superfície menor ou decorando um móvel velho, para que o resultado na parede seja o melhor possível.
  • Aplicar o papel diretamente sobre uma parede sem prática aumentam os riscos de ter um resultado indesejado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário